terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Quando Abandonar Um Projeto ?

Qual o melhor momento para decidirmos que um projeto não deve ser levado mais adiante?


Inicio com esta pergunta, pois é espantoso ver a dificuldade que alguns profissionais enfrentam quando estão diante de projetos que simplesmente empacam e não dão nenhum sinal de que irão avançar para além da total frustração.


Normalmente esta dificuldade esta associada ao simples “Não sei mais o que fazer“.

Outras vezes, esta insistência em projetos furados esta associada a falta de capacidade mesmo.


Aqui me refiro a total ausência de capacidade e coragem profissional que deve subsidiar decisões de retorno ou desvio quando nos deparamos com obstáculos deste tipo.


Muitos acreditam que insistir em algo que já deu inúmeros indícios de que não vai avançar é o único caminho a ser seguido. Afinal, pensar de forma diferente, em alguns casos, pode ser considerado crime capital.


É meio parecido com a estória do rei que desfilou nu por acreditar que só os iluminados podiam ver a vestimenta. Como ele não queria passar por ignorante, não só achou a roupa maravilhosa, como também sai às ruas com ela.


Desta forma, parodiando a estória acima, temos aqueles que acreditam estar diante de algo inusitado e inovador e, de outro, aqueles que já se convenceram do fiasco, mas, por medo ou sensatez, decidem se calar ou a falar coisas nas quais não acreditam.


Um dos sinais mais evidentes de ambientes deste tipo é a facilidade com a qual se celebra de forma festiva resultados obviamente medíocres. Parece que, agindo desta forma, as pessoas conseguem renovar a fé numa causa perdida.


Dar meia volta é uma opção sim, mas exige competência e coragem profissional, duas qualidades meio raras no mundo da gestão de TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br